O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) tem por objetivo oferecer a estudantes estrangeiros a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, contribuindo para a internacionalização das instituições participantes e para a difusão das perspectivas brasileiras pelo mundo, além de favorecer o desenvolvimento dos países com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.
O PEC-G é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Divisão de Cooperação Educacional (DCE), e pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com Instituições de Ensino Superior em todo o país.
A UFCG é instituição credenciada ao Programa e recebe estudantes nos seus mais diversos cursos.
Para garantir a permanência dos discente nos cursos de graduação, o MEC instituiu o Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), que oferece apoio financeiro no valor de seiscentos e vinte e dois reais para estudantes estrangeiros do PEC-G regularmente matriculados em cursos de graduação em instituições federais de educação superior. O auxílio visa cooperar para a manutenção dos estudantes durante o curso, já que muitos vêm de países em desenvolvimento.
O MRE, por usa vez, criou a Bolsa Mérito por meio da Portaria nº 200, de 20 de março de 2012, que tem por objetivo ofertar auxílio financeiro no valor de seiscentos e vinte e dois reais mensais para estudantes internacionais vinculados ao PEC-G que demonstrem desempenho acadêmico excepcional.
Acesse outras informações sobre o PEC-G por meio deste link.
Para mais informações sobre o Promisaes, acesse este link.
Outras informações sobre a Bolsa Mérito podem ser obtidas neste link.
Não há artigos nesta categoria. Se subcategorias são exibidas nesta página, elas podem conter artigos.